O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com mais de 3,9 milhões de participantes, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, permitindo que os estudantes concorram a vagas em instituições públicas e privadas.
Além disso, os interessados também têm a opção do financiamento e de bolsas privadas, usando as notas obtidas no exame.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios também participou do evento de divulgação das notas do Enem.
Na versão regular as provas aconteceram entre os dias 5 e 12 de novembro de 2023, Já para pessoas privdas de liberdade, o exame ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro.
Durante a divulgação dos resultados o ministro Camilo Santana, afirmou que “Metade dos jovens que estão concluindo o ensino médio não fizeram o Enem”.
Diferente de 2022 com 18 participante que tiraram a nota máxima na redação, em 2023 cerca de 60 participantes obtiveram nota máxima, destes 4 realizaram o ensino médio em escola pública.
Poupança do governo
Camilo Santana afirma que estudantes do ensino médio de escolas públicas que realizarem a prova do Enem devem receber um incentivo do governo.
A poupança do governo ainda não foi divulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o ministro afirmou que o governo federal está fazendo um esforço para até o final de março transferir a primeira mensalidade.
“Estamos trabalhando com esforço para que até o final de março a gente já possa pagar a primeira retirada da poupança”.
O resultado do Enem 2023 já está disponível na Página do Participante.