O pacote de medidas voltados ao setor industrial apresentado, nesta segunda-feira (22), durante evento no Palácio do Planalto, recebeu críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a Folha de S.Paulo, Lula reclamou a interlocutores que a proposta não tinha pontos concretos e poderia dar a entender de que se tratava de uma reedição de medidas antigas.
Além disso, o presidente apontou falhas no documento, como problemas nos prazos para cumprimento das metas estabelecidas.
O projeto denominado de Nova Indústria Brasil, foi apresentado durante reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.
O presidente chegou no evento atrasado, pois vinha de uma reunião ruim e chegou a pedir desculpas a quem estava presente.
“Queria pedir desculpas para as pessoas que vieram no horário certo para fazer a reunião. E a gente precisa começar a obedecer o horário que está na agenda. Nós tivemos uma reunião ruim sobre coisas boas, então a gente atrasou um pouco e eu peço desculpas a vocês que chegaram cedo”, afirmou o presidente.
Interlocutores no Palácio do Planalto negaram que tenha tido discussão, mas apenas uma “surpresa ruim” e que Lula pediu que fossem apresentadas metas mais claras para os setores envolvidos.
A proposta foi produzida ao longo do segundo semestre de 2023 pelos membros do conselho, que é liderado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).