Ícone do site Portal Norte

DF decreta estado de emergência para enfrentamento da dengue

Profissionais da Vigilância Ambiental trabalham na erradicação de focos do mosquito Aedes aegypti e, sobretudo, na conscientização da população do Distrito Federal. Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (DF) decretou estado de emergência na saúde pública devido ao aumento expressivo nos casos de dengue na capital do país.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (25).

De acordo com o decreto, o governo do DF está autorizado a tomar as medidas administrativas necessárias para conter a doença, com aquisição de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários para conter o risco de epidemia.

Segundo o último boletim epidemiológico de dengue no DF, do dia 1º ao dia 20 de janeiro, houve 16.079 “casos prováveis” notificados da doença, número que revela aumento de 646,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Também foram confirmados três óbitos por dengue neste ano.

A Secretaria de Saúde vai coordenar ações e serviços públicos de saúde voltados ao enfrentamento ao mosquito aedes aegypti, causador da doença.

Sair da versão mobile