A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou que vai pedir apoio do ministério da Defesa para combater a dengue.
“Conversei com a ministra (da Saúde, Nísia Trindade) e nós vamos pedir apoio ao Ministério da Defesa e ao Exército para que a gente possa ampliar o cuidado, principalmente porque as equipes estão cansadas. Não deu tempo ainda de recuperar da época da covid e já estamos nesta situação”, disse a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio.
O anúncio foi feito pela secretária, nesta quinta-feira (25), durante entrevista coletiva do anúncio da estratégia de vacinação e ações contra a dengue, realizado pelo Ministério da Saúde.
Durante a reunião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que ”o combate à dengue é uma ação de governo, mas tem de ser uma ação também de cada cidadão, de cada cidadã. É necessário lembrar que os focos do mosquito estão 75% nas casas, então essa união de esforços é muito importante”.
Situação de emergência
Nesta quinta-feira (25) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) decreto de estado de emergência para enfrentamento da dengue, que autoriza o governo do DF a tomar as medidas administrativas necessárias para conter a doença, com aquisição de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários para conter o risco de epidemia.
O DF registrou, do dia 1º ao dia 20 de janeiro, 16.079 “casos prováveis” da doença, número que revela aumento de 646,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Também foram confirmados três óbitos por dengue neste ano.