Em resposta a uma carta enviada pelo presidente norte-americano Joe Biden, o presidente Lula (PT) o convidou para uma visita ao Brasil.  O mandatário brasileiro disse que gostaria que a vinda fosse “preferencialmente neste primeiro semestre”.

Em sua mensagem, enviada no dia 17 de janeiro, Biden chama Lula de “amigo”, diz que há muito a ser feito pelos dois presidentes, expressa concordância com o discurso do petista no aniversário dos ataques golpistas de 8 de janeiro e diz que eles estarão “lado a lado para garantir que a democracia continue triunfando”.

Em sua resposta, datada de 23 de janeiro, Lula afirma que as relações diplomáticas entre os dois países completam 200 anos em 2024, destaca a importância de celebrar o bicentenário e propõe uma parceria para a transição energética.

“Iniciativa que poderíamos explorar para marcar nosso bicentenário de relações diplomáticas seria uma ‘Nova parceria para a transição energética’, centrada áreas nas quais ambos os países possuem vantagens comparativas e interesses compartilhados, como os combustíveis sustentáveis para transporte aéreo e marítimo de cargas e o hidrogênio verde de baixa emissão”, escreveu Lula.

A preferência de Lula pela visita no primeiro semestre está relacionada com as eleições que acontecerão nos Estados Unidos em novembro.  Biden deve disputar sua reeleição com o ex-presidente Donald Trump.