A Polícia Federal (PF) realiza, nesta segunda-feira (29), operação que investiga ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro. O filho do ex-presidente, vereador Carlos Bolsonaro, é um dos alvos de busca e apreensão.
Os agentes fazem buscas na residência e no gabinete do vereador, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A operação investiga esquema de espionagem ilegal da Abin e, segundo a PF, o objetivo é identificar os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente por meio de ações clandestinas.
Após busca e apreensão no gabinete do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), na semana passada, a PF apura se houve favorecimento de informações, a Carlos Bolsonaro, no monitoramento ilegal de autoridades.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou, na quinta-feira (25), que Ramagem usou a Agência Brasileira de Inteligência para espionar ilegalmente autoridades, em favor da família Bolsonaro.
Ramagem negou ter favorecido os filhos de Jair Bolsonaro (PL) quando esteve à frente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
De acordo com a PF, os investigados podem responder pelos “crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei”.