O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o substituto de Alessandro Moretti nessa terça-feira (30). O escolhido pelo presidente é Marco Aurélio Chaves Cepik.
Professor titular de Relações Internacionais e Política Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cepik está cedido à presidência da República desde março de 2023.
Atualmente, Marco Aurélio atua como diretor da Escola de Inteligência da Abin, em Brasília.
Lula também escolheu outros sete diretores para a Agência e exonerou quatro, os nomes de ambos não está citado na decisão.
Monitoramento ilegal
O presidente Lula alegou que o governo “nunca está seguro” com as indicações para a Abin. Ele já havia citado a possibilidade de exonerar Moretti, porém condicionou a decisão à comprovação de relação do diretor-adjunto com Alexandre Ramagem (PL-RJ).
“A gente nunca está seguro. O companheiro que eu indiquei para ser diretor-geral da Abin foi meu diretor da PF de 2007 a 2010. É uma pessoa que eu tenho muita confiança,” disse Lula.
Ramagem é investigado pela Polícia Federal (PF) por suposta espionagem ilegal realizada durante sua gestão na Abin entre julho de 2019 e março de 2022, quando deixou a cadeira para concorrer à Câmara dos Deputados.
A operação realizada no dia 25 de janeiro foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Outro alvo da PF nesta operação é o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).