O Ministério da Saúde lançou, neste sábado (3), em Brasília, um Centro de Operações de Emergência (COE) para tentar conter o avanço da doença e evitar uma epidemia de dengue no país.

A portaria, que institui o COE, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta sexta-feira (2).

De acordo com o ministério da Saúde, o objetivo do COE é coordenar uma série de ações de resposta às emergências em saúde pública, através de medidas preparatórias e análise minuciosa e ágil de informações para o enfrentamento dos casos de dengue.

Na última quinta-feira (1º) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez o anúncio da instalação do COE e reforçou que a atuação será coordenada por estados e municípios.

“Diante do quadro de preocupação com a dengue, anunciamos um Centro de Operação de Emergências (COE), a fim de evitar que a situação, que hoje é de alerta, se torne uma emergência. Nossa mensagem é de mobilização nacional, o Brasil unido contra a dengue”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

São membros do COE as Secretarias do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos Conselhos Nacionais de Secretários (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Brasil em alerta

O Distrito Federal, Acre, Rio de Janeiro e  Minas Gerais, já decretaram situação de emergência devido ao aumento expressivo dos casos da doença.

Já foram registrados em todo o país neste ano 262.242 de possíveis casos de dengue e 29 óbitos causados pels doença, segundo o painél de monitoramento do Governo Federal.