O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (2), diante de uma jovem negra, que “afrodescendente gosta de um batuque, de um tambor”. A declaração foi durante visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

A jovem Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos, operadora especialista da Volkswagen subiu ao palco por ter ganho um prêmio na Alemanha, em 2023, como a melhor aluna aprendiz da montadora.

A oposição regiu à declaração de Lula. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou a fala de racista e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, criticou a ministra da Igualdade racial, Anielle Franco por hipocrisia em não se manifestar.

Veja as publicações dos parlamentares, feitas no X neste sábado (3):

Confira a declaração do presidente Lula na íntegra:

“Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: ‘O que é que faz essa moça sentada? O que é que faz essa moça sentada que eu não ouvi ninguém falar o nome dela?’. Eu falei: ‘Ela é cantora. Ela vai cantar’. Aí perguntei: ‘Não, não vai ter música. Então ela vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor’. Também não é. Eu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é que é essa moça? Essa moça foi premiada o ano que vem como a mais importante aprendiz desta empresa e ganhou um prêmio na Alemanha.”