O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.
O compromisso oficial de Adhanom é o lançamento do Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente, uma ação do Ministério da Saúde (MS) para eliminar problemas de saúde pública, como tuberculose, malária, HIV e hanseníase.
O diretor-geral também deve se encontrar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Com o aumento dos casos de dengue no Brasil, a conversa sobre o assunto deve ser inevitável. No mês de janeiro foram identificados 232,9 mil casos superando os números do ano passado que não passaram de 65.366, um crescimento de 252%.
No último sábado (3), o MS começou a operar o Centro de Operações de Emergência contra a dengue e outras arboviroses, o COE Dengue, que deve “coordenar ações de combate à dengue e monitoramento dos casos” para evitar o avanço da doença.
A vacinação contra a doença deve começar neste mês. A Qdenga vai ser aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 521 municípios avaliados pelo ministério como regiões de alta incidência de casos.