Em sua primeira reunião institucional, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, se encontrou com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para tratar de operações conjuntas entre as duas pastas.  O encontro foi nesta terça-feira (6).

Entre as pautas está a expulsão, por completo, dos garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami. Há também questões sensíveis ao governo, como a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos no Rio de Janeiro e São Paulo, que expira em maio. Outra pauta comum às duas pastas é o controle e fiscalização de armas em circulação no país.

“Hoje foi uma primeira visita para dizer quem nós somos, apresentar os comandantes [das Forças] e dizer onde estamos. E fortalecermos as nossas parcerias e onde podemos expandir”, disse Múcio, logo após sair do Palácio da Justiça.

O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e o comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participaram da reunião.  O comandante do exército, general Tomás Ribeiro Paiva, com agenda em São Paulo, se fez representar pelo seu chefe de gabinete, o general Francisco Humberto Montenegro Junior. O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, também participou da reunião.