Ícone do site Portal Norte

Dengue: ministra da Saúde faz alerta sobre situação no país

Ministras da Saúde, Nísia Trindade - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta nacional sobre o aumento dos casos de dengue no Brasil.

Nísia afirmou que a situação de emergência requer mobilização nacional para ter controle da situação.

“Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue”, disse a ministra. Segundo Nísia, “este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção”.

Veja o pronunciamento:

https://controle.portalnorte.com.br/wp-content/uploads/2024/02/1755013755342102729_1.mp4

Na última semana, a ministra deu declaração de que a dengue não é emergência nacional. A declaração foi feita no sábado (3) durante a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) contra a dengue.

“Nós temos situações epidêmicas em alguns municípios, como é o caso do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, Acre, Minas Gerais, mas a dengue tem uma característica socioambiental, ou seja, que depende do fator mosquito e de condições de proliferação. E, agora, temos concentração nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mais o estado do Paraná, mas isso não caracteriza um quadro de emergência nacional, quadro de epidemia nacional, mas de epidemia a nível local”, disse a ministra.

Dengue

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses no Brasil, em 2024 já são cerca de 364.855 casos prováveis de dengue no país.

São 40 mortes confirmadas e 265 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência é de 179,7.

O Distrito Federal é o que possui o maior coeficiente de incidência, com 1.676,4. Em seguida está Minas Gerais, com 589,9 e o Acre, com 498,7.

A faixa etária com mais números de casos é pessoas entre 30 e 39 anos.

Sair da versão mobile