O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para assumir o lugar de Zeca Dirceu (PT-PR) como líder da bancada.
A decisão foi divulgada na terça-feira (6), essa alteração é anual e tradicional no partido.
Odair Cunha, é formado em Direito pela Faculdade de Direito em Varginha, Minas Gerais. Assumiu pela primeira vez uma cadeira como deputado federal em 2003, e desde então vem sendo reeleito pela população mineira. Em 2013, Cunha deixou a Câmara para atuar como presidente estadual do PT em Minas Gerais. Ele também foi Secretário do Governo de 2015 a 2018 durante o mandato de Fernando Pimenta (PT).
O deputado já atuou na Câmara como vice-líder do Governo, terceiro-secretário da Mesa Diretora e relator da medida que instituiu o Programa Bolsa Família, que atualmente beneficia mais de 21 milhões de famílias.
Em seu perfil no “X”, Odair reforçou a continuidade do trabalho do partido em defesa da democracia.
O ex-líder da bancada, José Dirceu afirmou que Cunha é um parlamentar muito experiente.
“Gostaria de agradecer o companheirismo a boa convivência, o diálogo, os debates que tivemos aqui nessa casa que pra mim foi um aprendizado muito grande e eu considero os últimos 12 meses como um período muito positivo”, complementou Dirceu.
Outras lideranças
A alteração do líder da bancada do partido também é utilizada por outros partidos, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por exemplo deve alterar o comando de sua bancada na Câmara, Gervásio Maia (PSB-PB) assume o lugar de Felipe Carreras (PSB-PE). No partido as trocas foram oficializadas em dezembro de 2023, os líderes subsequentes também já estão decididos.
- 2025 – Pedro Campos (PE)
- 2026 – Jonas Donizete (SP)
A bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) já havia divulgado em novembro de 2023 o nome do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) para assumir a liderança.