Um bebê recém nascido na véspera do Natal de 2023, uma criança de dois anos, outra de quatro anos e a mãe deles, estão autorizados a cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito, em Rafah.
Ambos integram mais uma etapa da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal desde outubro de 2023. O objetivo é repatriar brasileiros que se encontram na zona de perigo no oriente médio.
A previsão é de que os civis cruzem a fronteira nesta quinta-feira (8). Os repatriados percorrerão o caminho com auxílio de um veículo alugado pela embaixada brasileira no Egito. A ideia é de que eles retornem para o Brasil em uma aeronave comercial, com as despesas arcadas pelo governo.
Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, o retorno dos quatro precisou ser adiado devido a gravidez da mãe das crianças.
“Eles já estavam em listas anteriores, mas a mãe não pôde viajar porque estava em estágio avançado da gravidez”, disse Candeas.
Esta é a quarta etapa de repatriação de brasileiros que estavam no lado palestino do conflito. O processo exige uma articulação complexa em vista de que a única fronteira para a saída de civis de Gaza é no sul do enclave em Rafah, na divisa com o Egito.
Na última viagem ocorrida em 23 de dezembro do ano passado, foram repatriados 16 brasileiros e binacionais, 14 familiares palestinos. No grupo de repatriados também haviam 14 mulheres, 11 homens e 5 crianças.