As crianças e adolescentes do Distrito Federal (DF), que tem entre 10 e 14 anos, vão poder se imunizar contra a dengue nesta sexta-feira (9).
A capital federal deve receber, na tarde desta quinta-feira (8), um total de 194 mil doses da vacina.
Com isso, o governo do DF vai definir quais serão as 36 unidades básicas de saúde (UBSs) escolhidas para imunizar o público alvo.
A vice-governadora Celina Leão afirmou, nesta quarta-feira (8), que o combate à dengue só será possível se toda a população se mobilizar.
“Amanhã, nós receberemos as primeiras doses para distribuição, ainda com muita dificuldade, porque a vacina, por determinação do Ministério da Saúde, é de 10 a 14 anos. Não podemos vacinar pessoas acima de 60, pela questão da própria bula da vacina, e, neste momento, o ministério disponibilizou para o público de 10 a 14 anos. Então, o que realmente vai combater a dengue é uma mobilização de toda a população”, disse.
A declaração foi dada durante reunião por videoconferência com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, outros chefes do Executivo e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Durante a reunião, a ministra da Saúde Nísia Trindade, destacou que a doença existe no país há muitas décadas.
“Há 40 anos lidamos com as epidemias de dengue. Nesse momento, estamos trabalhando para reforçar o trabalho do SUS e ampliar o acesso à vacina, mas isso será feito de forma progressiva. Estamos trabalhando com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan para acelerar a vacina do Butantan, e também com a Fiocruz, num esforço de ver a planta de outros laboratórios [que possam ajudar]”, detalhou.
O Distrito Federal deve receber um total de 194 mil doses da vacina contra a dengue.
“Se a vacina estiver disponível na sexta-feira de manhã, à tarde, já teremos vacinação em 35 pontos no Distrito Federal”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva também nesta quarta-feira (7).