A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanha o primeiro dia de vacinação contra a dengue no Distrito Federal, que acontece nesta sexta-feira (9).
“É um momento histórico. Há 40 anos se espera por uma vacina para a dengue. Já houve vacina desenvolvida, não tão bem sucedida, e agora temos uma incorporada ao SUS”, destacou a ministra.
Nísia Trindade disse também que a Pasta trabalha para estender o fornecimento de doses da vacina.
“Estamos trabalhando para ampliar o fornecimento de doses, com o apoio da Fiocruz e de outros laboratórios nacionais. Além disso, vamos apoiar a vacina do Instituto Butantã.”
O DF receberia incialmente 194 mil doses do imunizante, que seria suficiente para vacinar crianças de 10 a 14 anos. No entanto, foram entregues apenas 71.708 doses, o que causou alteração do público-alvo, passando a atender crianças de 10 e 11 anos.
Até terça-feira (13), crianças de 10 e 11 anos poderão encontrar o imunizante em 15 Unidades Básicas de Saúde. A partir de quarta-feira (14), 124 salas de vacina da capital federal vão oferecer o medicamento.
Locais de vacinação no DF
O Ministério da Saúde reforçou que o momento de “intensificar a prevenção, o cuidado e agir conjuntamente com governadores, prefeitos e toda sociedade para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue”.
A ministra fez uma publicação no X pedindo o apoio também das crianças no combate à dengue.