Ícone do site Portal Norte

Lula viaja à África nesta semana

É a segunda visita de Lula à África no terceiro mandato presidencial - Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, na próxima semana, a segunda viagem oficial do atual mandato ao continente africano. Os compromissos são no Egito, nos dias 14 e 15, e na Etiópia, entre os dias 16 e 18.

Na capital etíope, Adis Abeba, Lula vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.

Egito e Etiópia se tornaram integrantes do Brics em 2024, com apoio do Brasil. Lula foi convidado para a visita ao Egito, pelo presidente Abdul Fatah al-Sisi, antes mesmo da posse.

Ampliar relações com o Egito, um dos maiores e mais influentes países não apenas do continente africano como entre as nações árabes, é uma das ações estratégicas da diplomacia brasileira. Esse diálogo foi estreitado nos últimos meses, com as negociações para a saída de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio ao conflito na região, e puderam voltar após passar para o território egípcio por meio da passagem de Rafah.

UNIÃO AFRICANA 

Na Etiópia, o presidente Lula também fará uma visita de Estado ao país, além de participar da Cúpula da União Africana. A sede da entidade, que se tornou membro oficial do G20 em 2024 com apoio do Brasil, fica exatamente na capital etíope, Adis Abeba. Com a participação de dezenas de chefes de Estado e governo na cúpula, o presidente tem convites para diversas reuniões bilaterais, que ainda não estão definidas.

“É também um país com o qual o Brasil pode desenvolver um comércio mais forte. É um país que tem tido um crescimento econômico forte e significativo e é um mercado importante. O Brasil pode se beneficiar tendo uma presença maior na Etiópia”, explicou o embaixador Carlos Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, em nota distribuída à imprensa.

Sair da versão mobile