O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta semana sua primeira viagem internacional com destino ao continente Africano, Lula visita dois países que agora compõe o grupo dos BRICS: Egito e Etiópia.
As viagens internacionais pela África, fazem parte da estratégia de Lula para diversificar as relações com países em desenvolvimento.
O presidente desembarca no Cairo, capital do Egito nesta quarta-feira (14), ele deve participar de reuniões bilaterais com o presidente Abdul Fatah Khalil Al- Sisi, na quinta-feira (15).
Uma visita ao chefe de estado da Liga dos Estados Árabes também está na agenda do presidente.
Já na Etiópia, o presidente deve participar da 37º Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana que conta com a presença das 55 nações do continente.
O Palácio do Itamaraty afirmou que os laços entre o Brasil e Egito se estreitaram durante as negociações para retirar grupos de brasileiros da faixa de Gaza.
O governo brasileiro quer aproveitar a ligação diplomática para intensificar as conversar com o país africano.
“O Egito é um ator importante na região. Esse diálogo se deu nos mais diversos níveis para conseguir a repatriação dos brasileiros. Essa circunstância tornou a relação ainda mais importante”, afirmou o secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Duarte.
Os confrontos entre Israel e o grupo terrorista Hamas e a relação comercial estão entre os assuntos que devem ser abordados entre o presidente Lula e Al-sisi.
“É um comércio forte e diversificado, especialmente nos produtos agrícolas”, afirmou o embaixador.
Para o Brasil, o Egito é um parceiro estratégico na África, e espera que o país aprove nos próximos meses novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para a exportação de carne bovina. No ano passado, o Egito passou a importar peixes, carnes de aves, algodão, gelatina e colágeno.
No próximo sábado (16), o presidente desembarca na capital da Etiópia, Adis Abeba, ele deve participar da Cúpula da União Africana entre os dias 17 e 18.