O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante a 37° Cúpula da União Africana neste sábado (17), na capital da Etiópia, Adibes Abeba.
Os ministros Silvio Almeida do Direitos Humanos e Anielle Franco da Igualdade Racial estiveram com Lula durante o evento.
Durante o discurso Lula destacou o combate à fome, e afirmou que é preciso criar uma nova governança global para enfrentar os desafios atuais.
“Sem os países em desenvolvimento não será possível uma abertura para um novo ciclo de expansão mundial, que combine crescimento, redução das desigualdades e preservação ambiental com ampliação das liberdades.”
Em sua 20° visita ao país Lula também falou sobre a Guerra entre Hamas e Israel e afirmou que a forma para resolver o problema seria a criação de um estado palestino.
“Ser humanista hoje, implica em condenar os ataques perpetrados pelo Hamas contra civis israelenses e demandar a libertação imediata de todos os reféns. Ser humanista impõe igualmente o rechaço à resposta desproporcional de Israel que vitimou quase 30 mil palestinos em Gaza, em sua maioria mulheres e crianças que provocou o deslocamento forçado de mais de 80% da população.
“A solução para esta crise só será duradoura se avançarmos rapidamente na criação de um estado palestino livre e soberano, um estado palestino que seja reconhecido como membro pleno das nações unidas”, disse Lula.