O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste domingo (18), durante discurso na Etiópia, que deve ter havido a “conivência de alguém” de dentro do presídio federal na fuga dos presidiários em Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN).
Lula reforçou que o governo está empenhado nas buscas e que pretente encontrar os fugitivos o mais rápido possível.
“Eu não quero acusar. Mas, teoricamente, parece que teve a conivência de alguém do sistema lá dentro. Como eu não posso acusar ninguém, eu sou obrigado a acreditar que a investigação que está sendo feita pela polícia local e pela Polícia Federal nos indique, amanhã ou depois de amanhã, o que aconteceu no presídio de Mossoró”, disse o presidente.
Lula criticou a ação dos fugitivos e disse que “só faltou contratarem uma escavadeira”.
“Como é que cavaram um buraco e ninguém viu”, questionou.
Lula ressaltou, durante a fala, que se houve “relaxamento”, a apuração da polícia vai descobrir.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, desembarcou nesta manhã de domingo (18) em Mossoró para acompanhar as investigações e, segundo ele, o buraco encontrado na cela aponta que a suspeita de que eles tenham usado uma ferramenta de uma obra em andamento no presídio.
A operação para captura dos fugitivos é composta por 300 agentes federais, drones e 3 helicópteros. As forças de segurança apuram como ocorreu a fuga.
Confira o discurso completo do presidente à imprensa: