A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20 aconteceu nesta segunda-feira (19). O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou o encontro em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O GT tem como objetivo compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e maximizar os benefícios da transição energética para todo o mundo. A reunião se estenderá pela manhã desta terça-feria (20).
“Em 2023, em Goa, discutimos os rumos da transição energética mundial. Agora em 2024, queremos continuar avançando, com foco na implementação de ações que contribuam para a solução dos desafios globais, valorizando a diversidade de perspectivas e necessidades de cada um”, afirmou o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, em mensagem enviada ao grupo na abertura da reunião.
Durante a reunião, o Brasil apresentou ao GT os três temas prioritários para este ano: a aceleração dos esforços de financiamento da transição energética, especialmente em países em desenvolvimento e economias emergentes; a promoção de uma maior consideração da dimensão social da transição energética; e a necessidade de avançar no desenvolvimento de mercados de combustíveis sustentáveis, contemplando perspectivas inovadoras.
“A responsabilidade chama cada um de nós a assumir essa tarefa de pavimentar o caminho para um setor energético e um mundo mais limpo, mais justo, mais próspero. Não há paz sem prosperidade”, pontuou o ministro Alexandre Silveira.
As próximas reuniões do GT Transições Energéticas serão presenciais e estão previstas para ocorrer em Brasília (DF), Belo Horizonte (BH) e, Foz do Iguaçu (PR), nos meses de abril, maio e outubro, respectivamente. Também em Foz do Iguaçu, ocorrerá a reunião de ministros de energia do G20, consolidando os trabalhos do GT.