Em entrevista ao Portal Norte, nesta segunda-feira (19), o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) comentou sobre as falas polêmicas do presidente Lula acerca de Israel.
Na visão do deputado é absurda a comparação do direito de resposta de Israel contra o Hamas com o genocídio dos judeus pelos nazistas.
“É um absurdo comparar o direito de defesa de Israel contra o Hamas com o genocídio dos Judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, quando morreram mais de 6 milhões de judeus. Não podemos distorcer a realidade desse conflito. Israel não começou essa guerra”, afirmou Duarte.
Além de ser contra o posicionamento de Lula sobre a relação ao conflito no Oriente Médio, o deputado também faz parte do processo de impeachment contra Lula. As assinaturas de Duarte e de outros parlamentares estão sendo colhidas.
O deputado também disse que assinou o pedido de Impeachment, pois “o presidente Lula precisa ser responsabilizado pela sua fala criminosa”.
“O Art. 5 da Lei do Impeachment é muito claro ao classificar como crime de responsabilidade “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”, concluiu o deputado.