O Secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken chega ao Brasil nesta terça-feira (20), ele deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e participar da reunião do G20.

Em agenda com o secretário na quarta-feira (21), Lula deve debater assuntos bilaterais e globais entre os países. A declaração do presidente comparando o Holocausto com a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas também vai entrar na pauta.

Em nota a embaixada americana no Brasil informou que o secretário de Estado deve enfatizar o apoio dos EUA ao Brasil.

“O secretário enfatizará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20, à realização da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, à Parceria Brasil-EUA pelos Direitos dos Trabalhadores, à cooperação na transição para a energia limpa e às comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA”.

Blinken deve participar do encontro de Ministros das Relações Exteriores do G20, a embaixada afirmou que ele vai compartilhar iniciativas americanas para “aumentar a paz e a estabilidade”.

Além de “promover a inclusão social, reduzir a desigualdade, acabar com a fome, combater a crise climática, promover a transição para a energia limpa e o desenvolvimento sustentável e tornar a governança global mais eficaz”.

O secretário de Estado é um dos principais auxiliares do presidente dos EUA, Joe Biden. Antony Blinken responde pelas relações diplomáticas norte-americanas.

Visita à Argentina

Após o encontro do G20, Blinken tem viagem marcada para a Argentina, ele vai ser reunir com o presidente, Javier Milei, em Buenos Aires.

“Nosso compromisso compartilhado com os direitos humanos e a governança democrática, minerais críticos e o fortalecimento de investimentos e comércio que beneficiam ambos os países,” afirmou a embaixada em nota.

Na Argentina, o secretário deve discutir questões bilaterais e globais como o crescimento econômico.