O projeto de lei que prevê o fim da saída temporária para presos, conhecida como “saidinha”, deve ser analisada nesta terça-feira (20) no Senado.
Aprovado na última Comissão de Segurança do Senado, foi negociado entre os parlamentares que o benefício seja concedido apenas aos presos que tiverem autorização para trabalhar e estudar fora dos presídios.
Pela regra atual, o benefício é permitido para prisioneiros que estão cumprindo regime semiaberto, e que já cumpriram o mínimo de um sexto da pena, se for réu primário.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) é presidente Comissão de Segurança Pública do Senado, que votou a proposta que acaba com as saidinha temporárias de presos.
Em entrevista ao Portal Norte, o senador presidente da Comissão, Sérgio Petecão, afirmou que não conhece nenhum parlamentar da Comissão a favor da saidinha dos presos, mas que é preciso analisar a proposta da forma correta.
“Alguns presos gozam de alguns benefícios, como os presos que estudam e que trabalham. A lei estabelece algumas regras. É preciso fazer alguma coisa, mas também é preciso respeitar a lei”.