Nesta quinta-feira (22), em cerimônia ocorrida no Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino foi empossado ministro. Como sua primeira tarefa no novo cargo, o ministro fez a escolha de sua equipe de gabinete.
Entre os três juízes escolhidos para auxiliar Flávio Dino, dois deles ocupavam cargos no Tribunal de Justiça do Maranhão. O ministro escolheu Anderson Sobral e Amanda Thomé.
Já Américo Bedê, terceiro juiz escolhido pelo ministro, exercia o cargo no Espírito Santo, mas também tem passagem pelo Maranhão. Seguindo a lista da equipe, Rafaela Vidigal foi a escolhida para ser a chefe de gabinete enquanto Priscila Carnaúba estará a frente da assessoria.
A posse de Dino ocorreu no plenário do STF e na ocasião, o ministro não quis participar do jantar oferecido por magistrados. O ministro dará prioridade para a missa que irá ocorrer na Catedral de Brasília.
Dino já tem a sua primeira missão a frente do STF: serão 340 processos que ficarão sob a análise do ministro. Entre os mais sensíveis estão a investigação contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, um pedido de apuração do ex-presidente Jair Bolsonaro pela conduta durante a pandemia e a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.