O governador Ibaneis Rocha afirmou nesta quinta-feira (22) que os hospitais públicos e privados do Distrito Federal (DF) entraram em colapso por causa da dengue.
“Tanto os hospitais da rede pública quanto os da rede privada entraram em colapso”, disse o governador durante evento de líderes empresaiais, em Brasília.
Na última quarta-feira (21), Ibaneis publicou um decreto ampliando o atendimento das unidades básicas de saúde e das tendas de hidratação, que já atenderam mais de 37mil pessoas em um mês.
“O que nós queremos agora é acudir a população da melhor maneira possível”, destacou o governador.
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), nesta sexta-feira (23), 175.810 pessoas já buscaram atendimento nas unidades de saúde. Nos últimos sete dias a SES-DF resgistrou mais de 27 mil atendimentos.
No sistema privado, a rede de hospitais da Rede D’Or informou ao Portal Norte que o total de atendimentos de casos suspeitos de dengue do dia 01 de janeiro a 22 de fevereiro, em comparação a 2023, teve um crescimento de 1.151%.
“Neste mesmo período em 2023 foram registrados 770 atendimentos, enquanto em 2024 foram realizados 9.632 atendimentos”, disse a assessoria do hospital em nota.