A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o chanceler russo Sergey Lavrov no Palácio da Alvorada, aconteceu em Brasília, nessa quinta-feira (23).
A conversa abordou pontos importantes para os países como os preparativos para a 12ª sessão da Comissão Intergovernamental sobre Comércio e Cooperação Econômica.
Além disso Lavrov e Lula discutiram sobre a agenda bilateral, debates do G20 e questões globais incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O presidente agradeceu o apoio do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao seu governo no G20, ele confirmou sua presença na Cúpula dos BRICS que acontece em outubro.
Durante o encontro, Lula reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas.
Lula ainda comentou sobre as iniciativas do Brasil ao lado de países que possuem florestas tropicais para combater o desmatamento e buscar formas justas de remuneração para preservar este bioma.
Em nota, o ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que “foi acordado coordenar o trabalho nos formatos mencionados e na ONU para promover a reforma das instituições de governação global, que deverá refletir o peso crescente dos países do Sul Global na economia e na política mundiais.”
O chanceler Russo destacou o posicionamento russo sobre a guerra na Ucrânia, e Lula afirmou que o Brasil segue disposto a colaborar em favor da paz.