O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes destacou nesta segunda-feira (26) a semelhança entre os ataques à democracia realizados no Brasil e algumas outras ditaduras no mundo. Moraes fez a palestra de abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o ministro, os líderes autoritários atacam a imprensa livre, espalham notícias falsas, colocam em dúvida a credibilidade do sistema eleitoral e tentam impedir a independência dos Poderes.

Regulamentação das redes

Alexandre de Moraes disse que o país não pode “baixar a guarda” em relação à proteção da democracia e que a sociedade brasileira não pode “cair no discurso fácil de que regulamentar as redes [sociais] é atacar liberdade de expressão”.

“Nós não podemos nos enganar. Nós não podemos baixar a guarda… Não podemos dar uma de Bambam contra Popó – que durou 36 segundos. Nós temos que ficar alertas e fortalecer a democracia. Fortalecer as instituições e regulamentar o que precisa ser regulamentado”, completou.