Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? Para discutir a matéria que pode responder a estes questionamentos, a Comissão de Educação e Cultura do Senado realiza nesta quinta-feira (29), audiência pública para discutir desafios e perspectivas para a educação midiática no Brasil. O evento está agendado para às 14hs e estará aberto para participação remota.
A educação midiática é um conjunto de habilidades voltadas para a análise, criação e participação de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais.
A disciplina promove competências que permitem aos indivíduos, de todas as idades, formar senso crítico sobre informações. O objetivo é capacitar as pessoas a filtrar o que é informação confiável, para que não corram o risco de assimilar notícias falsas (fake news) e desinformação.
O debate é uma iniciativa é do senador Flávio Arns (PSB-PR), e contará com a participação, já confirmada, da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco; do diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Fabio Meirelles; do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Ismar de Oliveira Soares; e do jornalista, educador e ex-coordenador da Unesco MIL Alliance, Alexandre Le Voci Sayad.