Pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual nesta sexta-feira (1º) aponta um possível segundo turno nas eleições para prefeito de Manaus se o pleito fosse realizado hoje.
A consulta considera nomes como o de David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania) liderando a disputa.
Conforme o diretor-executivo Eric Barbosa da Pontual Pesquisa, a empresa já atua no mercado político desde 2016 e a conclusão sobre a pesquisa foi feita de forma presencial.
“Determinamos um grupo de pesquisadores treinados, composto por coordenadores e entrevistadores, e vamos em vários pontos da cidade, perguntar presencialmente do eleitor em quem ele vai votar, e perguntamos a opinião de cada um, caso a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje, em quem você votaria? É extremamente importante a nossa equipe fazer as pesquisas in loco como uma necessidade do rigor metodológico, sendo assim chegamos à conclusão de que Amom Mandel está em primeiro lugar nas pesquisas”. Disse Eric.
A pesquisa aponta Amom Mandel em 1º lugar 2º lugar Davi Almeida e em 3º lugar o deputado federal Capitão Alberto Neto.
Sobre o cenário político, a Pontual Pesquisa mensura também a grande influência do atual presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro, pois em Manaus a força bolsonarista foi muito forte na eleição anterior.
“Então, a gente fez a seguinte pergunta: se o candidato Lula apoiar um candidato para o prefeito de Manaus, isso aumenta, diminui, é diferente para você? E fizemos a mesma pergunta aos eleitores bolsonaristas.
Cerca de 45% dos eleitores responderam o possível voto no candidato que for apoiado pelo Bolsonaro.” informou o diretor da pontual.
Para Eric, isso se torna motivo de muita preocupação para o atual prefeito de Manaus, Davi Almeida, e também para os demais candidatos que também vão entrar na disputa.
Sobre a mudança no cenário político, até as eleições, o diretor da Pontual Pesquisas informa que vê a liderança do deputado Amom Mandel para a prefeitura de Manaus.
” De acordo com meus estudos internos, eu já vejo essa liderança do candidato Amon Mandel desde o ano passado, cerca de oito meses atrás, já havia uma estabilização no quadro, mas muita coisa pode mudar por conta do forte poder bolsonarista em Manaus, mudanças de partidos bases mais fortes”. Finalizou Eric.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa, que pode ser baixada no final desta reportagem, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) com o número AM 07226/2024.
Espontânea
Na votação espontânea, o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) aparece com 21,8% de preferência, enquanto o deputado federal pelo Amazonas, Amom Mandel (PSDB), conquista 32,4% das intenções de voto.
Outros candidatos surgem na pergunta espontânea para prefeito de Manaus: Capitão Alberto Neto (PL), com 8,7%; Roberto Cidade 7,1% Zé Ricardo com 6,9%.
O Pontual concluiu que 54,2% dos entrevistados afirmaram está decidido dos votos e 7% não está decidido ainda.
Estimulada
A pesquisa indica que o cenário de segundo turno persiste quando a pergunta é feita com sugestões de nomes, ou seja, na pesquisa estimulada.
Nesse caso, Amom Mandel lidera com 34,2% das intenções de voto, seguido por David Almeida com 28,1%. E capitão Alberto neto com 8,7%, também aparece como candidato que poderia competir por uma vaga no segundo turno.
As áreas mais críticas em ambas as gestões são saúde e segurança pública, que podem influenciar significativamente a opinião dos eleitores e a rejeição aos governantes.
Sobre a pesquisa realizada, a empresa Pontual destaca que o trabalho faz parte dos esforços contínuos em fornecer dados precisos para o mercado brasileiro, contribuindo para o crescimento das empresas e para o aprimoramento das políticas públicas.