As inscrições de candidatos indígenas para o Concurso Nacional Unificado (CPNU) chegaram a quase 10 mil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Segundo o Ministério, as inscrições chegaram a um total de 9.339 candidatos, que concorrem às vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Esta é a primeira vez que um concurso público traz a reserva de vagas para candidatos indígenas. A Pasta destaca que “é um marco na busca por uma política indigenista mais inclusiva e representativa”.
Entre os inscritos para as vagas da Funai, 6.641 candidatos são de nível médio e 2.698 de nível superior. Ao todo são 502 vagas para a Funai e 30% das mesmas são de candidatos indígenas.
Segundo a Pasta, “a decisão de destinar 30% das vagas da Funai para candidatos auto identificados como indígenas é respaldada pela Lei nº 14.724, regulamentada pelo Decreto nº 11.839/2023.”
Visando uma maior efetividade no processo de identificação, o Ministério informa que analisará atentamente a documentação comprobatória de pertencimento étnico dos candidatos.