A evolução da energia no Brasil foi tema do discurso de Confúcio Moura (MDB-RO) no plenário do Senado, nesta segunda-feira (4).
Ao falar da exploração das diversas formas de energia que impulsionam o desenvolvimento do Brasil – da hidrelétricas à nuclear, o senador chamou a atenção para o hidrogênio verde, que segundo ele, é a “energia do futuro”, uma fonte de energia renovável, sustentável e surge como uma alternativa promissora para a redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa.
¨Mas por que o hidrogênio verde é tão importante? É o combustível do futuro, de baixa emissão. Por isso tem uma tendência mundialmente aceita e extremamente necessária na preservação do planeta¨, afirmou.
Segundo Confúcio, o hidrogênio verde tem potencial para impulsionar a economia nacional, atrair investimentos e gerar empregos. Além disso, de acordo com o parlamentar, sua produção a partir de diversas fontes, como biomassa e energia nuclear, amplia as possibilidades de utilização e aplicação em diferentes setores da indústria e agricultura.
O senador entende que o Brasil possui recursos naturais e potencialidades para se tornar um grande líder na produção de hidrogênio verde, mas que é preciso agir rapidamente e implementar políticas e incentivos que favoreçam o desenvolvimento dessa fonte de energia. Para ele, o hidrogênio verde representa uma oportunidade para o Brasil se destacar no cenário global, cumprir metas de sustentabilidade e impulsionar a economia de forma sustentável.
¨O Brasil não pode novamente ficar para trás diante de tamanha oportunidade. E o que precisamos fazer? Primeiro priorizar a pauta legislativa e o cumprimento das metas e dos acordos sustentáveis mundiais; estabelecer o arcabouço legal necessário; avançar na política pública de incentivos concretos; induzir demanda doméstica, assegurada pelo hidrogênio verde; e priorizar os leilões de transmissão para atender o futuro do hidrogênio verde”, disse o Confúcio