O senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou Projeto de Lei que cria a Comissão Permanente da Amazônia no âmbito do Senado Federal. Segundo o parlamentar, a pauta é uma das prioridades do ano.
A proposta altera o regimento interno do Parlamento e, segundo Plínio, objetiva fortalecer o papel do Senado Federal no enfrentamento de desafios relacionados à região amazônica.
De acordo com o senador, “políticas ambientais impedem o desenvolvimento da região e condenam as pessoas a eterna pobreza”.
“Hoje a região mais pobre do país é a região Norte, mesmo sendo detentora de riquezas naturais incalculáveis”, destaca Plínio.
À Comissão da Amazônia pretende debater sobre o desenvolvimento econômico da região, investimentos em infraestrutura, proteção dos direitos e territórios indígenas, crimes ambientais, entre outros.
Além disso, a Comissão almeja continuar o debate sobre a atuação das ONGs ambientais que, de acordo com denúncias da CPI das ONGs, presidida por Plínio, impedem o desenvolvimento da região.