O Governo Federal conduziu nesta terça-feira (5) reunião com o governador de Roraima, Antonio Denarium, e equipes do Ibama, do ICMBio e de outros órgãos federais para ampliar a cooperação no combate aos incêndios florestais no estado.
Participaram do encontro, na sede do Prevfogo, no Ibama, em Brasília, as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas e os ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social.
O Ibama alertou que é fundamental a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, além do envolvimento da população, que precisa evitar queimas de vegetação.
“Roraima está sofrendo uma crise climática sem precedentes, é a maior crise de pluviosidade (incidência de chuvas sobre uma determinada área) dos últimos 25 anos”, disse Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama.
Segundo Agostinho, o número de focos no Brasil em fevereiro é o maior da série histórica, e quase metade foi registrado em Roraima.
Atualmente, 341 brigadistas e servidores do Ibama e do ICMBio atuam no estado.
Sala de Situação
No dia 24 de janeiro foi criada uma sala de situação com representantes do estado e do Governo Federal para analisar, monitorar e coordenar o combate aos incêndios.
A ação conjunta acontece através do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman), que reúne mais de dez órgãos federais.
Denarium afirmou que “é muito importante este trabalho integrado do MMA, da Defesa Civil e do governo do Estado de Roraima, junto ao ICMBio e ao Ibama, para que a gente possa resolver esta situação, que ainda não acabou”. Segundo ele, há previsão de estiagem até maio.