O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS), um teste destinado a detecção de HPV em mulheres. A publicação já consta no Diário Oficial da União (DOU).

A Pasta considera o teste como inovador, pois possui uma tecnologia de testagem molecular que auxilia na detecção do vírus. Além disso, o teste também ajuda no rastreamento do Câncer do Colo do Útero.

O ministério informou em nota, que em 2023 fez um investimento de R$ 18 milhões em um projeto piloto em Pernambuco. A pasta ainda destacou que a decisão de incorporar a estratégia em todo país, “é um ganho para as mulheres.”

Atualmente o HPV é considerado a doença sexualmente transmissível mais comum em todo mundo e também o principal causador do câncer de colo de útero.

“Além de ser uma tecnologia eficaz para detecção e diagnóstico precoce, traz a vantagem do aumento do intervalo de realização do exame”, acrescenta o MS.

Segundo a estimativa do Ministério, cerca de 17 mil mulheres, no Brasil, são diagnosticadas com a doença todos os anos.

Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a testagem faz parte das estratégias da entidade que visam eliminar a doença, considerado problema de sáude pública até 2030 .