Ícone do site Portal Norte

Motoristas de aplicativo fazem manifestação na Esplanada

Frente Parlamentar apoia a manifestação de motoristas de aplicativo - Foto: Larissa Lousrhania/ Portal Norte

Motoristas de aplicativo de todo o país irão participar, em Brasília, de uma manifestação contra alguns pontos da regulamentação do trabalho da categoria.

A manifestação, que é contra a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para regulamentar o trabalho de motoristas deve acontecer nesta quarta-feira (13), a partir das 7h na Esplanada dos Ministérios.  

A categoria apoia a regulamentação do trabalho, mas não concorda com prazo de 45 dias para que a Câmara dos Deputados analise a proposta.  

“Um projeto com essa grandeza nós não podemos discutir em 45 dias o futuro de uma classe que tem crescido a cada dia,”disse o presidente da Frente Parlamentar em apoio aos motoristas, deputado Daniel Agrobom (PL-GO) 

Outra negativa dos motoristas sobre a proposta está relacionada aos pontos apresentados no texto:  

O presidente da Frente Parlamentar afirmou que a posposta não beneficia a classe e que o texto pode ser debatido com mais propriedade.  

“Nós enxergarmos que o PLP do governo ele trata da criação de impostos, do INSS, tanto para a plataforma quanto para os motoristas de aplicativo, (…) precisamos que este projeto seja retirado de urgência para que ele possa tramitar normal nas comissões” 

Além disso, o deputado afirmou que o valor pago por hora estipulado pelo governo de R$ 32,10 não atende os motoristas, pois atualmente a classe recebe uma quantia maior a cada 30 quilômetros rodados.

A Frente Parlamentar não foi convidada para debater junto ao governo federal a proposta de regulamentação. Os parlamentares formularam um outro relatório de regulamentação, com base em reuniões com a classe de motoristas e com os representantes dos aplicativos que fornecem este serviço.

Segundo este documento, o valor que o motorista vai receber é baseado em uma técnica de precificação conhecida como markup, que consiste em adicionar uma margem de lucro a um custo direto para determinar o preço de venda de um produto ou serviço.  

Sair da versão mobile