Um grupo de nove indígenas Yanomami vindos de Boa Vista (RO), visitou o Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (14). Eles participam da Semana de Diálogo e Consulta, promovida pelo Governo Federal para apresentar aos indígenas as políticas públicas federais que tratam dos direitos dos povos originários.
Os Yanomami fizeram uma visita guiada pelos salões do Palácio e conheceram a história de obras de arte e patrimônios que compõem o acervo da Presidência da República.
A artesã indígena Carlinha Lins Santos Yanomami, da comunidade de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, demonstrou otimismo com a visita. “A nossa comitiva Yanomami foi bem-recebida e isso é o nosso desejo. Brasília abrindo as portas aqui para a gente, porque hoje, no Brasil, nos ministérios, no Congresso, se fala muito do povo Yanomami, sobre a crise, o garimpo, e se fala muito sobre como o povo Yanomami sofre com isso. Agora a gente está vendo que a gente vai ter um resultado bom, nós mesmos, lideranças da comunidade, chegando aqui em Brasília e falando dos desafios, das realidades, cada comunidade e os ministérios, cada um, nos ouvindo”, relatou.
Ela também celebrou a mudança de vida que programas de transferência de renda do Governo Federal têm gerado em seu povoado. “Agora estamos integrados. É através dele que compramos roupinhas, material escolar. O Bolsa Família está permitindo que a gente se dê com o mundo globalizado, do branco. A gente vive da roça, da natureza. O programa ajuda a garantir mais comida e roupas que precisa para a criança estudar”, afirmou.
Os noves líderes Yanomami seguirão entre a tarde desta quinta-feira e a manhã desta sexta (15) para agendas no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e para o Ministério da Saúde (MS). Eles estão em Brasília desde o início da semana, quando passaram pelas pastas dos Povos Indígenas; Meio Ambiente e Mudança Climática; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.