O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu neste domingo (17) em Ramala, na Palestina, com o chanceler Riyad al-Malki.
Em meio a crise diplomática com Israel, o Brasil tem fortalecido sua relação com outros países.
De acordo com o Itamaraty, o chanceler palestino “manifestou preocupação com os riscos de uma ação militar em Rafah e relatou um aumento da violência de colonos israelenses contra palestinos na Cisjordânia”.
Malki destacou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa da Palestina e dos palestinos.
“O presidente brasileiro mostrou liderança, coragem, compromisso e humanismo ao longo da atual crise em Gaza, e falou de forma “forte e clara”, ao descrever “a situação como ela é”, tendo sido um dos poucos líderes a agir em defesa dos civis desde a primeira hora”.
No mês passado, o presidente fez uma declaração comparando o Holocausto com a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Em Ramala, o ministro visitou o Escritório de Representações do Brasil e conversou com a presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Palestina, Fatima Rashid Hamayel.
Ao Portal Norte a assessoria da pasta confirmou o retorno do ministro à Amã, capital da Jordânia, nesta segunda-feira (18).
Mauro Vieira deve se reunir novamente com o chanceler palestino Riyad- al-Malki para compromissos oficiais. A visita do ministro faz parte de um cronograma de cinco dias entre países do Oriente Médio.