Quase metade dos estudantes brasileiros, 48%, não conseguiu concluir o ensino médio na idade esperada. Levantamento feito pela Fundação Itaú identificou intercorrências como reprovação, evasão e abandono escolar como as principais causas.

A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (18), utiliza dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , de 2007 a 2019, sobre alunos nascidos entre os anos de 2000 e 2005, e mostra que  os problemas afetam principalmente estudantes do sexo masculino, de baixo nível econômico, com deficiência, negros e indígenas.

Dentre os alunos classificados como de nível socioeconômico mais baixo, 38% concluíram o ensino fundamental dentro do prazo previsto.  Já para os de nível socioeconômico mais alto, o índice é de 70%.

O recorte raça/cor da pesquisa mostra na trajetória escolar a reprodução da desigualdade social.  Dentre os indígenas, apenas 23% têm percurso regular. Este índice se eleva para 41% para os pretos e 46% para os pardos, enquanto que 62% dos estudantes brancos conseguem concluir o ensino fundamental no período certo.

Segundo o recorte de gênero, as alunas têm um quadro mais positivo do que os alunos.  58% das meninas têm trajetória regular na escola, e apenas 46% dos meninos conseguem completar os estudos no tempo normal.

Os estudantes portadores de deficiência enfrentam um quadro ainda menos favorável. A cada 100, 78 não concluem o ensino fundamental dentro dos 9 anos.