O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quarta-feira (20) a criação de uma secretaria extraordinária para a organização da COP 30.
A 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), ocorrerá em Belém do Pará em novembro deste ano.
Segundo o governo, o objetivo é promover a articulação entre Governo Federal, ONU, Governo do Pará e Prefeitura de Belém. Ao todo serão 30 servidores que participarão da nova secretaria e os trabalhos devem terminar em junho de 2026. A secretaria ficará sob responsabilidade do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Conforme apurado pela CNN, o anúncio ocorreu após fontes terem sugerido que houvesse transferência quanto a sede de reuniões. As mesmas abordaram a possibilidade de que a COP 30 ocorresse no Rio de Janeiro ou em São Paulo.
O motivo para tanta preocupação quanto ao local do evento, se deve ao fato de que a capital paraense enfrenta problemas de saneamento, recolhimento de lixo além da falta de leitos em hotéis. A expectativa é de que 50 mil visitantes compareçam para a COP 30, mas atualmente a capacidade é para 10 mil leitos.
O Governo Federal e o Governo do Pará, reforçam que a mudança de local para a realização do evento está fora de cogitação e que priorizam a cidade de Belém do Pará, como a sede de reuniões neste ano. Além disso, em nota, o Governo do Pará afirmou que já foram disponibilizadas verbas para obras visando melhorar a infraestrutura da cidade.
“O governo federal já viabilizou investimentos para as obras em Belém e trabalha em conjunto com o estado para que a cidade tenha leitos suficientes para os participantes da COP”, disse o Governo do Pará.