O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da entrega dos prêmios da 1ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, onde 3 mulheres do Norte foram vencedoras.

A premiação tem objetivo de dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo feminino nos meios pesqueiro e aquícola.

Foram ganhadoras: uma mulher do Amazonas, uma de Rondônia e um do Tocantins.

O prêmio reconhece e homenageia mulheres que se destacaram em ações e trabalhos nas áreas de pesca e aquicultura, promovendo sustentabilidade, justiça social, respeito aos territórios e dignidade humana.

“Vocês representam mulheres marisqueiras, indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, pantaneiras. Mas, também, mulheres gestoras, pesquisadoras e líderes. Empreendedoras. Mães”, disse o presidente Lula no evento.

Conheça as ganhadoras

  • Lilian Gonçalves, de 22 anos, foi a ganhadora que representou o Amazonas. A jovem é da cidade de Maraã e ganhou a categoria ‘Pesca Artesanal em Águas continentais’.

  • Nara Regina de Souza, de Porto Velho, em Rondônia, ganhou a categoria ‘Pesca industrial/indústria do pescado’. Nara é conhecida pela forte piscicultura.

  • Miyuki Hyashida ganhou a categoria ‘Gestão pública ou privada’ e representou o Tocantins. Ela possui 30 anos de experiência no setor.