Ícone do site Portal Norte

União Brasil afasta Luciano Bivar da presidência do partido

Rueda acusou Bivar de ter incendiado sua casa no litoral de Pernambuco - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O União Brasil decidiu nesta quarta-feira (20), afastar o deputado federal Luciano Bivar (PE) da presidência do partido. Quem assume a presidência da sigla agora é o vice-presidente, Antônio Rueda.

A decisão temporária foi tomada em reunião da Executiva Nacional do União, realizada em Brasília. O relatório da destituição de Bivar, apresentado pela senadora Professora Dorinha (União-TO), foi aprovado por 11 dos 17 integrantes da comissão. Cinco integrantes votaram contra a saída do deputado do cargo e um se absteve.

“Grande maioria da comissão executiva compreendeu, acompanhando o voto da senadora Professora Dorinha [TO], [que] a destituição da presidência seria, nesse momento, a medida mais adequada. E a expulsão, que pode acontecer ou não, seria uma pena mais apropriada depois que o processo ele fosse todo esgotado, com o direito à ampla defesa”, afirmou ACM Neto, vice-presidente eleito do União.

Luciano Bivar e Antônio Rueda são ex-aliados.  A relação entre os dois mudou depois de uma disputa pela liderança da sigla. Em fevereiro, a executiva nacional do União Brasil elegeu, por unanimidade, Rueda como presidente do partido e ACM Neto como vice. A posse seria em junho.

Depois da vitória, Rueda acusou o ex-aliado de ameaças contra ele e familiares. Na última semana, o novo presidente do União acusou Bivar de ser o responsável pelo incêndio ocorrido em sua casa e na casa de sua irmã, em um condomínio no litoral de Pernambuco. O deputado nega a autoria do crime.

Nota divulgada pelo União afirma que “Agora, a Executiva Nacional submeterá o caso ao Conselho de Ética do partido para apresentar uma decisão definitiva, de mérito, em até dois meses. Luciano Bivar terá novo prazo de cinco dias para apresentar o contraditório”.

Sair da versão mobile