O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) lamentou, durante discurso em Plenário nesta quarta-feira (20), que a Polícia Federal (PF) não está conseguindo controlar a rota do tráfico no estado do Pará.
Marinho afirmou que o estado é a principal rota da droga para a exportação destinada a outros países e isso faz com que haja aumento na criminalidade.
“A polícia tem feito um trabalho extraordinário, monitorando embarcações, comunicando para o país destino daquela embarcação para surpreender os traficantes, mas, ainda assim, o crime avança”.
O senador destacou que o fato da região ser limítrofe e possuir muitos rios e povoados acaba dificultando a ação da corporação de combate ao tráfico de drogas.
“É uma coisa que fugiu do controle, e a Polícia Federal não tem conseguido dar conta de fazer isso, porque, lamentavelmente, a rota do tráfico de drogas vem de qualquer lugar daqueles que jamais a polícia poderia ter imaginado”, disse Marinho.
Outra preocupação do senador é que a capital do estado irá sediar a COP 30, em 2025. Para Marinho, Belém tem pela frente o desafio de superar os altos índices de criminalidade.