O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Nacional para apoiar a Casa Civil na execução do plano de desintrusão de garimpeiros e de enfrentamento da crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A autorização é de 180 dias.
A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (25), prevê que o efetivo também atue em ações de combate às queimadas e outros crimes ambientais na região, e em “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”. As ações estarão sob a coordenação da Casa de Governo, criada em fevereiro.
A portaria não especifica a quantidade de agentes que irão trabalhar no território indígena, mas determina que colocarão em prática o plano apresentado pela Casa Civil ao Supremo Tribunal Federal para enfrentar a crise humanitária que atinge há décadas a região, provocadas pelo garimpo ilegal e a degradação ambiental.