O ministério da Saúde (MS) disponibilizou R$1,16 milhão para Petrópolis, município do Rio de Janeiro que sofre com os estragos das fortes chuvas.
O montante deve ser usado para auxiliar as vítimas das enchentes. Quatro pessoas de uma mesma família morreram por causa de um desabamento na região.
A Defesa Civil de Petrópolis registrou mais de 700 ocorrências e emitiu um alerta neste domingo (24) para os riscos de deslizamentos.
Desde a última semana, um grupo interno com integrantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) está organizado para atuar na região.
A ministra Nísia Trindade reforçou a atuação da equipe do programa Vigidesastres Nacional junto a Defesa Civil e afirmou em seu perfil no X que “este é um momento de união e cuidado”.
Kits de medicamentos
Em nota a pasta informou que os kits de medicamentos e técnicos estão sendo enviados para a região.
Composto por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, ataduras e seringas, o kit tem capacidade para atender 1500 pessoas durante 30 dias.
Para o Espírito Santo, cinco kits foram montados e devem ser enviados ainda nesta semana.
Mimoso do Sul (ES), vai receber uma equipe emergencial do MS.
Por causa das fortes chuvas, o estado registrou 17 mortes e já recebeu o técnico do ministério da Saúde para auxiliar a Secretaria de Estado de Saúde.