O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados fará reunião nesta quarta-feira (27) para analisar pareceres por quebra de decoro.

Em um dos relatórios, o Psol acusa o deputado General Girão (PL-RN) de ameaça ao deputado Glauber Braga (Psol-RJ), durante votação de um requerimento em 2023 na Comissão de Relações Exteriores e de defesa Nacional, que debatia sobre uma lei que teria beneficiado apenas o salário de altas patentes das Forças Armadas.

Girão teria dito ao deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ) “eu ía levantar e dar um soco nele aí”, referindo-se a Glauber Braga. Além da suposta incitação ao crime, o colegiado vai avaliar se Girão cometeu crimes contra o Estado Democrático e associação criminosa.

De acordo com o Psol, “as falas de Girão são extremamente graves e atentam contra a ordem jurídica e social”.

Segundo os pedidos de abertura de inquérito, a Polícia Federal (PF) e a procuradoria Geral da República (PGR) analisam também uma série de postagens do deputado em que “se verificam uma reiterada tentativa de descrédito a Justiça Eleitoral e disseminação de notícias fraudulentas”.

A Comissão deve analisar também processo contra o deputado Abilio Brunini (PL-MT). Ele é acusado pelo PT de ofender palestrantes em audiência que debatia, em 2023, a guerra entre Israel e a Palestina.

A sessão está marcada para às 11h.