71% dos brasileiros consideram a democracia a melhor forma possível de governo. O dado é do instituto Datafolha. Em apuração realizada nos dias 19 e 20 de março, a pesquisa constatou que para 18% dos entrevistados não faz diferença se o país vive sob democracia ou não, enquanto que para 7%, dependendo das circunstâncias, é preferível viver sob uma ditadura.
Apesar do apoio de 71% da população à democracia estar entre os mais altos índices da medição, iniciada em 1989, a pesquisa detectou um declínio de seu pico, de 79%, verificado em outubro de 2022. Na ocasião, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, o então presidente Jair Bolsonaro promovia abertamente uma campanha contra o sistema eleitoral.
Segundo a série de pesquisas, o menor apoio à democracia foi verificado em fevereiro de 1992, quando o país vivia uma crise política do primeiro governo eleito após os anos de ditadura. Em setembro daquele anos, ocasião em que se abriu o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor foi aberto, 23% dos entrevistados aceitavam a ditadura.
O Datafolha é um instituto de pesquisas do Grupo Folha, conjunto de empresas coligadas do qual o jornal Folha de S.Paulo faz parte. Fundado em 1983, como departamento de pesquisas da Folha da Manhã, em 1990 estabeleceu-se com estrutura independente para atender a clientes externos.