Os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas lançam, nesta segunda-feira (1º), o edital “Formação para Mulheres: Igualdade de Decisão e Poder para as Mulheres”. 

O objetivo é selecionar e apoiar projetos de formação de liderança para mulheres em seus territórios, contribuir para a superação da sub-representação nos espaços públicos e o enfrentamento à violência política contra elas. 

A chamada pública prevê o apoio a ações de enfrentamento à misoginia, ao preconceito, discriminação e racismo,  reconhecendo o impacto que a violência política gera na saúde mental das mulheres que atuam na área, e promover ações de acolhimento, cuidado e manutenção da saúde mental das mulheres no exercício político.

Poderão participar deste Edital organizações da sociedade civil (OSC) de todas as regiões do Brasil. Os projetos propostas deverão contemplar ao menos uma das temáticas estabelecidas na chamada, além de ações do eixo norteador, que visa estratégicas de formação para igualdade de decisão e poder para as mulheres. 

Juntos, os ministérios vão destinar o total de R$ 6 milhões para os projetos selecionados.  As propostas devem ser enviadas de 1º a 30 de abril, por meio da plataforma eletrônica do Transferegov. 

O Ministério das Mulheres informa que vai abrir uma sala virtual para tirar dúvidas sobre a chamada pública. O link e os demais detalhes para acesso ao bate-papo serão disponibilizados na página do Edital no portal do Ministério das Mulheres.