Ícone do site Portal Norte

Em sessão especial, Senado celebra a democracia

Senado celebra democracia em sessão especial nesta terça (2). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Senado Federal realizou nesta terça-feira (2), uma sessão especial para celebrar a redemocratização após o período difícil marcado pelo regime militar. O regime durou 21 anos.

A homenagem foi ideia do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP).

A data da homenagem em plenário, remete ao dia 2 de abril, quando o Congresso Nacional declarou vago o cargo de presidente da República. Após a renuncia de Jânio Quadros, Jango Goulart viria a se tornar o novo Presidente.

Durante o evento, os parlamentares prestaram homenagens a Jango. Em seu discurso, Randolfe Rodrigues destacou a aprovação, pelo Congresso, em 2013 do projeto que anulou a declaração de vacância da Presidência em abril de 1964. Com a anulação, o cargo de Presidente foi devolvido a Jango.

“Foi por isso que a devolução do mandato de João Goulart foi simbólica há dez anos. Simbólica para lembrar que o Estado errou e que o Congresso Nacional cometeu e legitimou uma arbitrariedade na madrugada de 1° para 2 de abril de 1964”, reforçou Randolfe.

Além dos parlamentares, a ex-primeira dama do Brasil, Maria Thereza Goulart e o filho mais velho João Vicente Goulart também estiveram presentes na cerimônia.

Sair da versão mobile