O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou o Sistema Nacional de Cultura nesta quinta-feira (4).
Apelidado de SUS da Cultura, o SNC é uma estratégia de gestão compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e municípios, para o fortalecimento das políticas públicas culturais.
O evento ocorreu na capital do Pernambuco, no Teatro Luiz Mendonça. Todos os estados aderiram ao programa.
Lula afirmou em seu discurso, que “ninguém vai poder achar que extinguindo o Ministério da Cultura,” além disso destacou que a cultura é essencial para a economia e identidade de uma nação.
“O que seria do mundo se não fosse a cultura, a arte, a música, a dança, a pintura? A cultura é parte da alma de uma nação! Ela possibilita evolução, melhoria de vida das pessoas e geração de empregos”.
Adesão ao programa:
- Região Norte: 55,55%
- Região Nordeste: 64,8%
- Região Centro- Oeste: 61,45%
- Região Sudeste: 55,8%
- Região Sul: 77,3%
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, enfatizou que o setor cultural é responsável por 3,11% do Produto Interno Bruto do Brasil e afirmou que o SNC representa a capacidade do estado em reconhecer o valor da cultura para o Brasil.
“Somos mais de cinco milhões de brasileiras e brasileiros que trabalham nas indústrias da economia criativa no país. O setor cultural é responsável por 3,11% do Produto Interno Bruto do Brasil e se ainda existe essa dúvida de por que devemos investir na cultura, essa é a nossa resposta. Nós participamos do desenvolvimento e retorno da economia brasileira”.